WhatsApp Twuitter

Quinta, 13 de julho de 2017, 11h33

Gastronomia

Comida de buteco em 4 temperos na noite cuiabana

Rita Comini, editora de A Gazeta


 

Muitos são os fatores que caracterizam um bom bar. Além das bebidas adequadas, bem geladas, ambiente, astral, qualidade dos serviços, música, a comida tem, sem dúvida, um grande peso.

A chamada comida de buteco é tão importante que existem até festivais destinados exclusivamente a ela.

Em quatro bares de Cuiabá - Essência Cuiabana, Salomé Bar, Mundaréo e Jarbas Bar - os petiscos e comidas servidos são um capítulo à parte. Conquistam a clientela e se destacam pela qualidade e diversidade.

Aconchego faz o Essência Cuiabana

Instalado em um ambiente que remete a uma Cuiabá de outros tempos, o Essência Cuiabana tem um cenário que lembra quintal, com mangueiras frondosas, num espaço cercado por fachadas de “casarões seculares”.

O cardápio com aproximadamente 30 tipos de petiscos e porções é dividido em duas partes bem distintas e que também retratam a cultura local.

No menu “Tchapa e Cruz “ estão pratos da culinária cuiabana, entre eles escondidinho de carne seca, bolinho de carne seca com pequi, pastel de pacu, pintado a palito e lambari frito. 

 

Há outras opções de pratos completos para quem prefere algo mais substancioso.

O Cuiabaníssimo, composto de maria isabel, farofa de banana, filé de pintado, ventrecha de pacu e vinagrete, é campeão de pedidos.

Tem ainda mujica de pintado, pacu seco com arroz e o filé mignon à moda Essência.

  #Gastronomia      #GD #GazetaDigital                                                                                

Já no “Pau Rodado”, expressão cuiabana que se refere as pessoas vindas de fora, tem os clássicos da comida de buteco e também de restaurantes. Estão lá os clássicos bolinho de bacalhau, frango a passarinho, quibe frito com catupiry, carne de sol na manteiga de garrafa. Há ainda um combo de pastel com quatro sabores - carne, frango, queijo.

Os pratos são filé à parmegiana, picanha brasileira, filé mignon bicolor (com molhos madeira e branco), filé cintado com bacon e filé com alho, entre outros. De terça a quinta-feira, o bar oferece rodízio de petiscos, das 18 às 22 horas. Nas sextas e sábados, das 19 às 22, sendo que o volume de pratos recebe um reforço nesses dias.

O lugar conta com serviço delivery e em breve terá espaço kids. Segundo Newton Donar, um dos sócios, o público do Essência é composto basicamente por famílias que vão lá para comer. “Ter um cardápio variado, com preço bacana e qualidade é a receita de sucesso da casa”, garante. 

Mundaréo regado a boa música

Famoso pela boa música, tanto que foi escolhido como Melhor Bar de Música do Vivo de Cuiabá, o Mundaréo não descuida do cardápio e aposta em alguns pratos e petiscos exclusivos, bem diferentes de outros bares da cidade. Muitas das carnes servidas são defumadas num processo artesanal.

Adston Arantes, o Júnior, um dos proprietários, destaca o cupim rosado, o filé defumado (entre o carpaccio e o rosbife), joelho de porco defumado, mas o carro-chefe da casa o poutine, um prato de origem canadense composto de batata frita com creme especial.

No Mundaréo é servido com três molhos - uma versão com requeijão, filé e bacon; outra com requeijão, costela desfiada e azeitona; e uma terceira com requeijão, linguiça caipira e ovo de cordorna. Para mesas maiores, tem o super poutine, que reúne os três sabores num só prato.

Numa linha mais oriental, a casa oferece yakisoba na chapa com macarrão frito e o novíssimo tai chicken (frango com molho de pimenta, mel, gengibre e gergelin) que pode ser pedido no de picância (são três) que mais agradar ao cliente.

Outra novidade do Mundaréo é a carta de drinques que será lançada na próxima semana, embora alguns já estejam sendo preparados pelo barman.

Entre as muitas opções, com ou sem álcool, quatro fazem homenagem aos músicos premiados Fábio César, Cris Chaves, Tom Wagner e Stanya Cavalcanti. A casa tem música ao vivo todos os dias, sendo que terças e quartas não é cobrado couvert.

Na carta de drinques estão ainda um feito com cerveja artesanal Cuiabana, e outro de tequila e limão “molhado” no café e açúcar. 

Às terças no Bar do Jarbas, o rodízio rola solto das 19 às 22 horas, em uma mesa farta composta de pelo menos 15 pratos.

Bem gelada no Jarbas

Aberto há 5 anos, o Bar do Jarbas é uma referência em cerveja bem gelada, atendimento primoroso e comida de excelente qualidade, tudo que os cuiabanos gostam e exigem.

O proprietário Jarbas Rodrigues do Nascimento avisa que sempre foi festeiro e que se coloca no lugar do outro para oferecer o que há de melhor.

Formado em gastronomia pelo Senac e tendo feito um ano de ciência de alimentos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ele é extremamente detalhista na montagem e execussão do cardápio, cuja base é a tradicional comida cuiabana, sempre servida com fartura.

Entre os destaques estão o pastel de carne com ovo cozido picadinho (bem ao estilo da casa de vó), sarapatel, revirado, escondidinho, moela, quibe cuiabano (com pimenta), bolinha de abóbora com carne seca, bolinha de carne, hóstia de provolone (a melhor de Cuiabá, garante).  

Atmosfera envolvente no Salomé Bar

Com o know-how de dez casas espalhadas por seis estados do Brasil, o Salomé Bar tem uma atmosfera envolvente, um cardápio amplo e diversificado.

Criada em 2005, a partir de uma mercearia com mais de 40 anos, em Sorocaba, interior de São Paulo, a casa, que opera em sistema de franquia, é uma referência de bar moderno com um quê meio retrô.

Um dos destaques do menu é o palmito recheado com carne de sol com catupiry, frango com catupiry, strogonoff de mignon, frango, camarão e mignon com catupiry.

Mas a casa tem mesa gourmet de queijos e frios, com serviço self service, pizza frita, escondidinho, tábua de carnes nas versões torre de frango a passarinho, dois filés (migon, frango, fritas e farofa), super especial (picanha, migon, frango, calabresa, farofa e fritas).

Conta ainda com um sem fim de de petiscos, sem falar nos lanches quentes e frios.

Os drinques são também um diferencial por sua diversidade de cores e sabores, incluindo opções sem álcool. 



 



// matérias relacionadas

Quinta, 21 de setembro de 2017

10:19 - Grandes sucessos se instalam em um só ponto

Quinta, 14 de setembro de 2017

10:05 - Confira 7 pratos para montar um cardápio da semana bem saudável

Quinta, 07 de setembro de 2017

10:06 - Um só endereço, várias opções gastronômicas

Quinta, 31 de agosto de 2017

10:05 - Kenshi e Japidinho, cozinha oriental em Cuiabá

Quinta, 24 de agosto de 2017

10:05 - Gostosuras que refrescam e ainda alimentam

Quinta, 17 de agosto de 2017

10:05 - Hamburguerias ganham em sabor e imaginação

Quinta, 10 de agosto de 2017

10:05 - Delícias de dar água na boca e encher os olhos

Quinta, 03 de agosto de 2017

10:05 - Um pouco da 'terrinha' em forma de bacalhau

Quinta, 27 de julho de 2017

10:03 - Sinal verde quando o prato traz a melhor carne

Quinta, 20 de julho de 2017

10:00 - Aos devotos de pizza, 'buon appetito' em Cuiabá


// leia também

Terça, 13 de junho de 2017

10:00 - Viva a cozinha de São Benedito

Sexta, 09 de junho de 2017

11:05 - Tempo frio abre temporada de caldos; veja sugestão de receita usando feijão

Sábado, 27 de maio de 2017

08:14 - 4 comidinhas para receber seus amigos no inverno

Domingo, 14 de maio de 2017

07:30 - Confira sugestões para um almoço especial para as mães

Domingo, 23 de abril de 2017

06:34 - Milho pode ser consumido de diversas maneiras; veja sugestões de receitas

Terça, 18 de abril de 2017

07:10 - Instituições e restaurantes marcam presença na FIT Pantanal em Cuiabá

Domingo, 12 de fevereiro de 2017

06:00 - Inclua muita 'gordura do bem' na hora da refeição

Quinta, 25 de dezembro de 2014

07:50 - Aprenda a fazer um delicioso pudim de festa

07:30 - Aprenda a preparar um morango de Natal

Sábado, 14 de dezembro de 2013

15:54 - Edu Guedes ensina a preparar um delicioso pavê de panetone