WhatsApp Twuitter

Quinta, 26 de julho de 2018, 10h05

GASTRONOMIA

Sabores que apenas Mato Grosso tem

Rita Comini, editora de A Gazeta


Otmar de Oliveira

Uma cozinha cuiabana será montada no evento

Durante o Fórum Sebrae de Negócios, que acontece nos dias 01 e 02 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o Sebrae vai misturar a história da culinária cuiabana, chefs de cozinha e pratos regionais para que o público possa vivenciar uma experiência gastronômica deliciosa e única.

No Gastronomia Made In Mato Grosso, tanto os participantes do Fórum, como a sociedade em geral vão poder degustar pratos tipicamente mato-grossenses, num espaço especialmente montado para isso.

A proposta, segundo o gerente do Sebrae, Ricardo Willian Santiago, é mostrar o grande potencial da gastronomia cuiabana como um elemento cultural importante e um atrativo turístico.

Divulgação

Frutas como a manga vão entrar na composição de drinks

“Esta ação integra o projeto Food Experience, cujo objetivo é fortalecer bares e restaurantes, impulsionar as vendas e criar uma identidade para a gastronomia local para que seja integrada ao turismo. Nossa intenção com o Made In Mato grosso é apresentar a gastronomia sob o viés da regionalidade, mostrando que ela tem história e que faz parte de um processo mais amplo”, detalha, acrescentando que irão mostrar o produto primário e como ele chega à mesa.

Chico Ferreira

Bolo de arroz, um clássico da gastronomia cuiabana

Segundo ele, a intenção é construir uma proposta diferente e revelar o grande potencial cultural de pratos como o bolo de arroz. “Existe muito coisa por traz desse bolinho tipicamente cuiabano que encanta a tantos paladares. Como ele surgiu, qual sua história, qual sua evolução?”, aponta.

Na área externa no Centro de Eventos do Pantanal, será “construída” uma típica cozinha cuiabana para degustação e um espaço para abrigar um empório com produtos de 10 empresas do setor de alimentação e bebidas.

Serão comercializados produtos diversos, entre eles snacks saudáveis, alimentos funcionais, farofas especiais, castanhas e seus subprodutos, além de frutas, verduras e legumes orgânicos e frescos.

Chico Ferreira

Paçoca de pilão é um dos pratos escolhidos para o evento

Quatro empreendimentos gastronômicos vão servir pratos típicos da gastronomia cuiabana com apresentações diferentes e releituras de alguns deles.

O patissiêr Tarso Quadros fará o clássico bolo de arroz e uma versão desta guloseima que conquista os locais e quem vem de fora. À frente da Fábula Doces Finos, ele diz que observou uma semelhança no formato do bolo de arroz e do cupcake e resolveu fazer um bolinho de arroz recheado de creme de pequi, finalizado com pixé, “para dar uma crocância”.

O tradicionalíssimo restaurante Choppão, com mais de 30 anos de funcionamento, vai servir os clássicos Maria Izabel com paçoca de pilão.

Rosana Pavão Comidas Típicas faz a mojica de pintado e farofa de banana, também dois pratos com o DNA cuiabano e muito apreciados.

Já o chef Marcello Cotrin, do restaurante Bendito, apresenta sua versão do cozidão cuiabano. Segundo ele, não haverá mudanças drásticas de ingredientes, mas a “roupagem” do prato será diferente. “Vou fazer cortes menores, mais profissionais e usar técnicas de cozinha conceituadas para agregar valor ao prato. Uma delas é respeitar o tempo certo de cozimento de cada ingrediente”.

Divulgação

Cozidão cuiabano executado pelo chef Marcello Cotrin

Leia mais - Branding é tema central do Fórum Sebrae de Negócios

Ele lembra que existem várias formas de fazer cozido e que vai usar banana verde, madura, maxixe, milho verde e muito mais e já adianta que irá servir também um croquete de cozidão.

Na linha de bebidas, a Cervejaria Cuyabana com suas cervejas especiais marca presença no evento e a A.Drinks vai usar e abusar das frutas e ingredientes regionais como a rapadura para criar drinks com e sem álcool.

O sócio-diretor da empresa, Adrião Neto Moreira, adianta que irá servir um panaché feito com uma cerveja da Cuyabana, suco de morango adoçado, limão e sprite. Citou ainda um smach de cajú e xarope de capim cidreira e o tropical mix, com manga, acerola, abacaxi e maracujá.

O Gastronomia Made in Mato Grosso será aberto à sociedade como um todo e o horário de funcionamento será a partir das 17 às 21 horas, com entrada gratuita.

Divulgação

Castanha-do-brasil estará a venda no empório

Já para o Fórum Sebrae de Negócios é necessário fazer inscrições. O evento terá palestras com Denise Eler, Marcelo Pimenta, Walter Longo e Luis Justo, e casos de sucesso das empresas Chiquinho Sorvetes, Tecmobile, Multimport, Ultramacho, Matteo Gelato Criativo e Casa Prado.

Considerado o maior evento sobre mercado e negócios da região, o Fórum Sebrae de Negócios movimenta diversos segmentos e deverá reunir cerca de 500 empresários, autônomos, empreendedores, investidores, compradores internacionais e demais interessados.

É realizado pelo Sebrae MT com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Confraria dos Profissionais de Marketing de Mato Grosso (CPM), Porto Seco Cuiabá, Infraero, Correios, Banco do Brasil e Governo Federal.



// matérias relacionadas

Quinta, 30 de agosto de 2018

10:05 - Taiamã e Amazon oferecem café da manhã '5 estrelas'

Quinta, 23 de agosto de 2018

10:10 - Após 14 anos, Ritorna resgata conceito inicial - Veja vídeo

Quinta, 09 de agosto de 2018

17:11 - Dicas de pratos especiais para festejar o Dia dos Pais

Quinta, 02 de agosto de 2018

10:05 - Menina do Rio, uma alma carioca em terra cuiabana

Quinta, 05 de julho de 2018

15:42 - Petiscos e gostosuras para conter a ansiedade e torcer muito pelo Brasil

Quinta, 21 de junho de 2018

10:05 - Empório Brissac, um lugar para comprar, comer e distrair

Quinta, 14 de junho de 2018

10:05 - Taberna Portuguesa - Templo de sabores além-mar na Capital

Quinta, 07 de junho de 2018

10:05 - Referência em peixaria, Lélis tempera cardápio tradicional e criações ousadas

Quinta, 31 de maio de 2018

10:05 - Doces sabores inovam em confeitaria na Capital

Quinta, 26 de abril de 2018

11:30 - Aromas e sabores do restaurante Al Manzul em livro e também no rádio


// leia também

Quinta, 05 de abril de 2018

15:56 - Chef revelação na gastronomia britânica, Anna Jones lança livro no Brasil

Quinta, 22 de março de 2018

10:05 - Sobremesas especiais para comemorar a Páscoa

Quinta, 15 de março de 2018

10:05 - Celeiro Grãos e Castanhas e Raposa Vegana, simples assim

Quinta, 08 de março de 2018

10:05 - Páscoa fabulosa com diversidade de sabores em Cuiabá

Quinta, 22 de fevereiro de 2018

10:15 - Mundaréo e Varadero - Dois ambientes de muito charme e pontos em comum

Quinta, 15 de fevereiro de 2018

16:54 - Tortas surgem como opção para quem não come carne durante a Quaresma

Quinta, 08 de fevereiro de 2018

10:05 - Pão to Go inova com drive-thru e facilita a vida do freguês

Quinta, 01 de fevereiro de 2018

11:04 - Chef Rueda abre Hot Pork e usa só ingredientes feitos de forma artesanal

Sexta, 26 de janeiro de 2018

11:30 - Fartura de delícias com típico sabor cuiabano

Quinta, 18 de janeiro de 2018

10:00 - Cortes nobres que garantem uma experiência única