WhatsApp Twuitter

Quarta, 13 de setembro de 2017, 12h17

Maria Palermo

A escolha da escola

Maria Cristina Basile Palermo


Com a proximidade da temporada de matrícula, veja os principais aspectos para a escolha da escola ideal
Com a chegada do segundo semestre, muitos pais se veem em meio à escolha da escola ideal para seus filhos. Seja para iniciar a vida acadêmica das crianças, seja por estarem mudando de fase, especialmente, do ensino infantil para o fundamental, e, por vezes, até mesmo, por não estarem satisfeitos com a escola atual dos filhos existe muita aflição e insegurança nesse momento. São inúmeros os fatores que levam à procura pela melhor escola e alguns pontos importantes precisam ser observados para evitar arrependimentos.

Antes de mais nada, é muito importante que os pais entendam as preferências dos filhos. Fazer uma escolha que se alinhe com o que as crianças desejam, facilita a integração com a instituição. É essencial que seu filho conheça o local e que você analise a interação dele com a escola antes de efetivar a matrícula.

Igualmente necessário e considerar os quesitos de horários, qualificação dos profissionais, integração com a família, vertentes religiosas, proximidade da residência, etc.. Atualmente, temos, também, muitas opções diferenciadas, que oferecem contato com animais, agricultura e ecologia, aprendizagem de forma lúdica, métodos construtivista, montessoriano ou tradicional.

Dentre os demais pontos da lista dos pais, devem constar: a proposta pedagógica da instituição, cursos extracurriculares, uniformes, como são feitas as comemorações letivas, como a escola lida com os desentendimentos infantis, como são feitas as reuniões entre pais e professores, qual é a política em relação a aniversários, qual é a metodologia para excursões e passeios e qual é a média de preços e se a instituição adota o ensino de mais de um idioma estrangeiro.

É relevante, também, considerar a distância da residência, pois, é possível que a criança se canse no trajeto e não desempenhe as atividades acadêmicas eficientemente.

Mas, o principal item da lista da família deve ser o de encontrar uma instituição de ensino que se afine com o estilo de vida da criança e dos pais. Conhecer a missão, visão e valores da escola podem auxiliar na definição de qual instituição está mais alinhada aos conceitos que são estimulados pela família em casa, além de facilitar a aproximação entre a instituição familiar e educacional com o objetivo de desenvolver a criança pedagogicamente.

Maria Cristina Basile Palermo é psicopedagoga e escreve para o Blog Educação e Hipismo, contando como uniu a psicopedagogia e o amor pelo hipismo na criação das filhas



// matérias relacionadas

Segunda, 09 de outubro de 2017

15:17 - O psicopedagogo e a escola


// leia também

Sexta, 24 de novembro de 2017

00:30 - Dia da Árvore

00:30 - Agronegócio na Argentina e MT

00:30 - A escolha da escola

00:30 - A essência do mau atendimento - 4

00:30 - "Cura gay", "cura corrupto"

Quinta, 23 de novembro de 2017

12:39 - Pedro, do medo à perseguição

00:00 - Você cumpriu suas metas em 2017?

00:00 - Será?

00:00 - Agrotóxicos: percepção do risco

00:00 - Competição e mediocridade