WhatsApp Twuitter

Quarta, 12 de setembro de 2018, 00h00

Oportunidade na crise

Wagner Dias


Recentes pesquisas mostram que 87% das demissões no Brasil ocorrem por problemas de relacionamento. É impressionante! Diante dessa estatística, eu faço uma aposta: você deve ter na sua empresa uma pessoa que é muito boa do ponto de vista técnico, mas que você nunca convidaria para um churrasco no fim de semana. Acertei?

Pense um pouco, se o dono da empresa for obrigado a reduzir o quadro de funcionários, quem você acha que ele vai demitir? Um funcionário de bom humor ou aquele colega que sempre reclama de tudo, que é grosso com todo mundo, que nunca dá um sorriso? Uma pessoa educada e atenciosa ou aquela que trata mal o cliente, o fornecedor, a recepcionista, o motorista? Um colaborador empenhado ou aquele que se orgulha em dizer que não gosta de ler? Alguém proativo ou aquele que nunca toma a frente e coloca a culpa em todo mundo? O mesmo serve para fornecedores!

Outra coisa com a qual eu não concordo é com aquele velho ditado "amigos, amigos, negócios à parte". Se você não fizer negócios com os seus amigos, vai fazer com quem?

Sim, existe crise, desemprego e falta de crédito. Mas esse pode ser um momento de ter a chance para se destacar, ter reconhecimento, valor, e quem saber até receber uma promoção. É nessa hora que devemos transformar ameaças em oportunidades.

O primeiro passo para que uma pessoa se relacione bem é a comunicação. Eu sempre digo que comunicação não é quando uma pessoa fala e a outra escuta, mas sim quando um fala e o outro entende. Portanto se você sabe falar, mas também sabe ouvir e compartilhar, tenha certeza de que todos estão te entendendo! Assim, como tenho certeza que você me entendeu.

Existem técnicas para melhorar a comunicação, os relacionamentos e a capacidade de liderança, mas a maior delas é a prática e a vontade. Leia bons livros, invista em palestras e treinamentos e aprenda a ser um líder. Seja uma pessoa que se relaciona bem com todos, assim fica mais fácil ser um profissional motivado e realizado.

Wagner Dias é graduado em Marketing e pós-graduado em Gestão de Pessoas, há 17 anos atua como treinador de equipes nas áreas de relacionamentos, trabalho em equipe e motivação com ênfase em desenvolvimento de novas Lideranças. Para saber mais, acesse Facebook.com/wagnerdiaspalestrante e Instagram @wagnerdiaspalestrante.



// leia também

Domingo, 16 de setembro de 2018

00:00 - O despreparo

00:00 - Liderança feminina

00:00 - Poder; pelo tudo, pelo nada.

00:00 - A energia do futuro

00:00 - Lei que não "pega"

Sábado, 15 de setembro de 2018

00:00 - Proposta a Bolsonaro

00:00 - Origem e melhoramento vegetal

00:00 - Recrutamento e seleção

00:00 - Pimenta nos olhos dos outros...

00:00 - Reeleição na berlinda