WhatsApp Twuitter

Terça, 28 de agosto de 2018, 17h33

auxílio contra queda de cabelo

Conheça a crioterapia; tratamento que evita queda de cabelos durante quimio


A queda de cabelo é uma das etapas mais temidas por mulheres e homens que lutam contra o câncer. O efeito colateral da quimioterapia é muito mais que um problema estético, ele expõe o paciente a um estigma social. A apresentadora Ana Furtado, que enfrenta a doença de maneira pública nas redes sociais e em programas da Rede Globo, recorreu a crioterapia para evitar perder os fios durante o tratamento de quimioterapia.

Com a crioterapia, o paciente tem a chance de perder apenas 20 a 30% dos fios, no entanto o resultado varia de acordo com o medicamento quimioterápico usado.

“A imagem pesa demais. É muito duro ser estigmatizado pelo câncer, ficar abatido. A crioterapia favorece o bem-estar, minimiza o clima de ‘coitadinho’ e fica mais fácil tocar a vida”, diz o oncologista da unidade São Paulo, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), Daniel Gimenes.

A experiência de Célia Lins, que passou por 12 sessões de quimioterapia para tratar um câncer de mama, confirma esses benefícios. “Você não perde sua identidade, você se olha no espelho e está inteira, você não fica com aparência debilitada. Minhas filhas me fortaleceram, ainda mais porque elas viam que eu estava bem, viam que eu ainda era a mãe delas.”

O resultado estético também atendeu as expectativas. “Ao receber o diagnóstico, uma das primeiras coisas que você pensa é que vai ficar careca, mas eu mantive cerca de 90% do meu cabelo, apenas na parte superior da cabeça que caiu um pouco”, relata Célia.

O oncologista alerta que a crioterapia precisa ser indicada e acompanhada por um médico oncologista e precisa ser feita desde a primeira sessão de quimioterapia.

 

Ontem fiz minha segunda sessão de quimioterapia. E a sensação é de que essa foi menos difícil do que a primeira. Volto a dividir detalhes com vocês porque, ao mesmo tempo em que me fortaleço com as palavras de carinho que recebo, acredito que posso também encorajar pessoas que estejam passando por situações tão difíceis quanto o diagnóstico de um câncer. Na foto, estou sendo preparada para a crioterapia. Trata-se de uma técnica que utiliza uma touca recheada com gel térmico, atingindo temperaturas negativas (-10º, no meu caso). Esse resfriamento no couro cabeludo é muito doloroso, mas reduz a quantidade de quimioterápicos que chegam até os bulbos capilares, diminuindo a queda de cabelos. Antes, é preciso encharcar a cabeça com água para depois colocar a touca. Foram 4 horas e meia com o equipamento na cabeça: meia hora antes do início da quimio e 2 horas após o término dela. É difícil, mas, até agora, eficiente. Só tenho a agradecer a todos os médicos pelas orientações, apoio e carinho comigo.?

Uma publicação compartilhada por Ana Furtado (@aanafurtado) em

Uma hora antes da infusão de quimioterapia, é colocado no paciente um capacete revestido por um gel em temperatura de 4º C.

O aparelho permanece conectado ao paciente durante a medicação e é retirado uma hora após o término da sessão. Durante a crioterapia, que dura entre três e quatro horas, a pessoa tem uma sensação térmica de 15ºC e pode sentir frio e dor de cabeça.

 

Entenda como funciona a crioterapia

O resfriamento diminui o fluxo sanguíneo para a raiz de cada fio de cabelo e, dessa maneira, o couro cabeludo fica menos exposto à agressão dos quimioterápicos.

 

Qual é a sensação do paciente durante a crioterapia?
A sensação térmica do paciente é de 15º, ele pode sentir dor de cabeça e tontura. “Em geral, o frio é bem tolerado e os demais sintomas não são considerados como fatores que levam à desistência do procedimento pelos pacientes”, afirma o oncologista.

Célia conta que no início da sessão tomava um analgésico para diminuir o desconforto e que sentia a dor mais intensa apenas no primeiros cinco minutos da técnica. “Nada que não seja suportável”, diz a aposentada.

 

Quem não pode fazer crioterapia

A técnica é contraindicada para quem tem câncer hematológico, como leucemia e linfoma e para pessoas que têm alergia no couro cabeludo. 



// matérias relacionadas

Quinta, 13 de setembro de 2018

16:39 - Polarização marca encerramento da Semana de Moda de NY

Segunda, 10 de setembro de 2018

15:42 - Twitter anuncia novo serviço para prevenção do suicídio

Terça, 04 de setembro de 2018

16:13 - Luzia não morreu, fugiu do Brasil

Quinta, 30 de agosto de 2018

17:29 - Lewis Hamilton cria coleção sem gênero para Tommy Hilfiger

Terça, 31 de outubro de 2017

17:23 - Jurada de reality show divulga vencedor antes do programa ir ao ar no Reino Unido

Sexta, 06 de outubro de 2017

16:44 - 'Friends' 'previu' episódio de 'Black Mirror' em 1999


// leia também

Sexta, 14 de setembro de 2018

11:54 - Gari faz gracinha e acaba levando coice de égua

11:41 - Motoqueiro faz manobra e cai de cara no asfalto

11:27 - Homem é atingido por barril de chopp

Terça, 11 de setembro de 2018

11:57 - Criminoso derruba arma durante assalto em loja

11:51 - Veículo atropela cavalo e bate em muro

11:43 - Político cai do carro de som durante campanha

Sexta, 07 de setembro de 2018

12:28 - Espetáculos, shows, oficina e muita conversa no Aldeia Guaná em Cuiabá e Rondonópolis

Quinta, 06 de setembro de 2018

13:04 - Netflix divulga primeiro trailer da quarta temporada de 'Narcos'

Quarta, 05 de setembro de 2018

11:29 - Senhora escapa de acidente em Shopping

11:20 - A risada mais estranha do mundo