WhatsApp Twuitter

Sexta, 07 de setembro de 2018, 12h28

Espetáculos, shows, oficina e muita conversa no Aldeia Guaná em Cuiabá e Rondonópolis

Luiz Fernando Vieira, repórter A Gazeta


Divulgação

Dona Domingas participa do Memória Corporal: Movimentos Impregnados no Arsenal

Neste fim de semana (7 a 9) a dica é conferir as programações da Aldeia Guaná, no Sesc Arsenal, e Aldeia Rosa Bororo, no Sesc Rondonópolis, que oferecem mesas, oficina, espetáculos e shows. Na Capital, tem discussão sobre a história da dança em Mato Grosso, atividade cênica e contação com base no universo indígena. Já na unidade da região Sul do estado são quatro espetáculos, três deles regionais e um do Rio de Janeiro, além de debates sobre artes cênicas e arte-educação.

Nesta sexta-feira (7), às 19h, no Arsenal, tem a mesa “Memória Corporal: Movimentos Impregnados”, com participação de Fernanda Frandsen, Cybelle Bussiki, Clodoaldo Arruda e Domingas Leonor. A ideia é reunir pioneiros da dança para compartilhar suas memórias sobre esse movimento em Cuiabá no século 20. Das clássicas às populares, busca-se resgatar histórias do ensino de arte e cultura, especialmente das danças nas décadas de 70, 80 e 90. A entrada é um litro de leite UHT.

Neste sábado (8), das 13h às 20h, também dentro da programação do Aldeia Guaná, tem o encontro Corpo, Ação, Cena e Ritual, com Naine Terena e convidados, no Salão Social do Arsenal. Trata-se de uma oficina cênica resultante da pesquisa no universo indígena, a partir de cantos, danças, pinturas e ornamentos, a fim de verificar a organicidade do corpo cotidiano indígena e promover ao ator/ bailarino/autor a possibilidade de experimentar através de exercícios físicos/ encenações, elementos da cultura indígena brasileira. A inscrição pode ser feita uma hora antes do início e o ingresso são dois litros de leite UHT.

Téo de Miranda - Editora Sustentável

No domingo (9), Allice Oliveira apresenta Exetina Kopenoty: Histórias Indígenas 

No domingo (9), às 19h, a atriz Allice Oliveira apresenta Exetina Kopenoty: Histórias Indígenas. O espetáculo traz histórias da criação do mundo, a experiência dos animais, cantos no idioma Terena, manipulação de bonecos, uso de máscaras e paisagem sonora. Seu texto foi construído a partir de pesquisas feitas pela drª Naine Terena sobre mitos de seu povo indígena e retirados de obras literárias escritas por pesquisadores, além de relatos e informações obtidas no decorrer da montagem da produção. a entrada e a classificação são livres.

Rondonópolis

O Aldeia Bororo apresenta nesta sexta-feira (7), às 18h, o espetáculo Comum de Dois: Rua Vitória, 281, com River Boo. A drag queen recebe o público em um processo que visa mostrar de forma simples e objetiva os “nascimentos”. Em um momento de explosão cultural, em que a arte drag queen se faz presente em diversos meios midiáticos, ainda existem diversas questões a serem discutidas, com muita delicadeza. Questões estas que fazem parte da performance. A entrada é um litro de leite UHT. A classificação é 16 anos.

Às 21, tem o show Malungo Brasileiro, com Gabriel Carmo. A proposta da apresentação instrumental é mostrar a conexão entre ritmos brasileiros e africanos. A palavra “Malungo” tem um sentido de irmandade, companheirismo, da própria amizade que os escravos tinham dentro das embarcações que vinham da África para o Brasil. Logo o nome do show remete a essa união dos povos por um laço muito forte e simbólico. Será no Estacionamento do Teatro do Sesc Rondonópolis, com entrada a um litro de leite UHT.

Divulgação

Em Rondonópolis o Aldeia Bororo apresenta Eles Não Usam Tênis Naique, da Cia Marginal (RJ)

Neste sábado (8), às 18h, será a vez do espetáculo Eles Não Usam Tênis Naique, da Cia Marginal, do Rio de Janeiro. Ambientada em uma favela carioca, a peça narra o reencontro de um pai e uma filha que não se viam havia muitos anos. Ele foi traficante nos anos 1980, quando o comércio ilegal de drogas ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade. Ela é uma jovem traficante nos dias atuais. O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens. A entrada é um litro de leite UHT ou um livro. A classificação é 14 anos.

Às 22h será apresentado o show Aqui No Mato Grosso, com Uirá Paiva. Com o mesmo nome do terceiro disco do músico de Barra do garças, a apresentação tem como proposta “um grito” para o cenário musical brasileiro: “é possível ser artista no seu próprio estado”. Dialoga com a realidade de viver no interior do estado, mas ao mesmo tempo com as antenas ligadas para o que acontece no Brasil e no mundo. Será no estacionamento do teatro do Sesc Rondonópolis, com entrada a um litro de leite UHT.

Mesas

Nos três dias serão realizadas mesas dentro do Aldeia Bororo, com entrada gratuita. Nesta sexta (7), às 19h30, o tema “Arte/educação: Por Uma Pedagogia Intercultural” será discutido com a participação de Beth Bullara (RJ), Lucianne Gomes (MT) e Elka Victorino (MT), com mediação de Camila Pinho (MT).

Neste sábado, às 20h, o tema “Panorama das Artes Cênicas em Mato Grosso” estará em debate com as participações de Wanderson Lana (MT), Humberto Campos (MT), Everton Britto (MT) e Flávio Ferreira (MT), com mediação de Jane Schoninger (Sesc/RS).

No domingo, às 19h, o assunto “Artes Cênicas Em Campo Expandido: Ruídos da Arte na Cidade” será debatido por Francis Wilker (CE), Rafael Irineu (MT) e a profª. drª. Maria Thereza Azevedo (UFMT), com mediação de Jan Moura (Sesc/MT). (Com assessoria) 



// leia também

Sexta, 14 de setembro de 2018

11:54 - Gari faz gracinha e acaba levando coice de égua

11:41 - Motoqueiro faz manobra e cai de cara no asfalto

11:27 - Homem é atingido por barril de chopp

Quinta, 13 de setembro de 2018

16:39 - Polarização marca encerramento da Semana de Moda de NY

Terça, 11 de setembro de 2018

11:57 - Criminoso derruba arma durante assalto em loja

11:51 - Veículo atropela cavalo e bate em muro

11:43 - Político cai do carro de som durante campanha

Segunda, 10 de setembro de 2018

15:42 - Twitter anuncia novo serviço para prevenção do suicídio

Quinta, 06 de setembro de 2018

13:04 - Netflix divulga primeiro trailer da quarta temporada de 'Narcos'

Quarta, 05 de setembro de 2018

11:29 - Senhora escapa de acidente em Shopping