WhatsApp Twuitter

Domingo, 16 de setembro de 2018, 07h19

Mundo

Centenas ficam presos em enchentes que se seguem à tempestade Florence


A tempestade Florence continuou a alagar os estados norte-americanos da Carolina do Sul e Carolina do Norte neste sábado, deixando ao menos seis mortos e atingindo centenas de pessoas na enchente.

Liu Jie/Xinhua

Florence, que chegou nesta sexta-feira aos Estados Unidos como um furacão de categoria 1, perdeu força e se transformou em uma tempestade tropical. Ainda na sexta-feira, havia sido atingida a região próxima de Wrightsville Beach, na Carolina do Norte. A tempestade se moveu para a Carolina do Sul neste sábado produzindo severas enchentes, conforme informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

A previsão é que a tempestade continue a provocar fortes alagamentos nos dois Estados norte-americanos. Ao menos seis pessoas morreram na Carolina do Norte, segundo autoridades. As mortes incluem a de uma mulher e uma criança atingidos por uma árvore que caiu sobre uma casa. A queda de uma árvore também impediu que equipes de resgate salvassem uma mulher que sofreu ataque cardíaco.

Há mais de 810 mil pessoas sem energia elétrica na Carolina do Norte e outras 170 mil ocorrências de falta de energia foram reportadas na Carolina do Sul. O número de pessoas nos dois Estados que deixaram suas casas e estão em abrigos já chega a 28 mil.

‘A chuva é épica e continuará sendo‘, disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper. ‘Enfrentamos paredões de água na nossa costa, junto ao curso de nossos rios, nas fazendas e nas cidades‘, concluiu.

O governador afirmou ainda que a água tem subido rápido até mesmo em regiões onde não é comum haver enchentes. ‘Muitos que acreditam terem se safado da tempestade ainda vão ser atingidos por essa ameaça‘, disse ele, lembrando que alguns rios ainda vão encher totalmente até a semana que vem.

O Centro Nacional de Furacões rebaixou Florence para a categoria de tempestade tropical na sexta-feira e espera rebaixar novamente o fenômeno para depressão tropical até a noite deste sábado. O NHC continuou alertando, no entanto, para o perigo da água.



// leia também

Domingo, 16 de setembro de 2018

17:00 - Ativista russo com sintomas de envenenamento é transferido para Berlim

16:30 - Pelo menos 29 morrem nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut

16:00 - Tufão Mangkhut chega à China e mais 2,45 milhões de pessoas deixam suas casas

08:30 - EUA se preocupa com cheia de rios enquanto Florence já deixa 11 mortos

08:00 - Trump deve anunciar tarifas sobre US$ 200 bi em importação chinesa, dizem fontes

07:24 - ONU aponta novas evidências de que Coreia do Norte está violando sanções

Sábado, 15 de setembro de 2018

11:59 - Tufão provoca morte de 12 pessoas nas Filipinas

10:04 - Tempestade Florence provoca mortes e estragos nos EUA e enfraquece

08:42 - Na passagem do Florence, Trump questiona mortes provocadas pelo furacão Maria

Sexta, 14 de setembro de 2018

16:55 - Grécia supera Itália como porta de entrada para migrantes