WhatsApp Twuitter

Quarta, 23 de agosto de 2017, 00h00

Túnel do tempo


Um vídeo produzido pela gestão Silval em 2013 mostra trechos de uma entrevista concedida pelo então secretário da Secopa, Maurício Guimarães, nas áreas internas da Arena Pantanal. Entre os assuntos abordados, ele explica que a construtora Mendes Júnior - a mesma acusada de pagar propina para o governo - assumiria o restante das obras sozinha, com a saída das demais pertencentes ao consórcio construtor. E exalta que o cronograma estava em dia para a entrega da praça esportiva ainda naquele ano. Nota-se que o estádio abrigou os jogos da Copa de 2014, está funcionando (com problemas), mas até hoje não foi inteiramente concluído.

Cirurgias

Por cirurgia, o governo irá pagar três tabelas SUS, o que vai ajudar a aumentar o faturamento das unidades. A proposta de zerar a fila das cirurgias eletivas foi feita pelo governador na reunião da última quinta-feira (17) com os diretores dos hospitais, ocasião em que Taques garantiu para os próximos três meses um aporte emergencial para ajudar os hospitais que apresentam um deficit financeiro justamente porque a tabela SUS encontra-se defasada.

Legado

No notável currículo na administração pública, o ex-governador dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, que morreu ontem, consta a criação da Universidade Federal de Mato Grosso. Até hoje segue sendo a única instituição superior federal do Estado, um legado importantíssimo para o desenvolvimento intelectual, científico e tecnológico de Mato Grosso, mas que enfrenta intensas dificuldades financeiras que comprometem os setores de graduação, pesquisa e extensão. Certamente não era o cenário imaginado por Pedrossian ao conceber a ideia há mais de 40 anos.

Ranking

Pesquisa realizada pela FSB Comunicação, agência de comunicação corporativa com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, traçou o perfil dos parlamentares brasileiros com base na presença, o alcance e a influência nas redes sociais. De Mato Grosso, os deputados federais Carlos Bezerra (PMDB) e Valtenir Bezerra (PSB) amargaram as últimas posições no ranking da Câmara Federal entre 481 parlamentares citados no levantamento. Valtenir ocupa a posição 478 e Bezerra vem na sequência.

Paisagem

Mesmo tendo recebido um convite oficial, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá fez “cara de paisagem” e não se fez representar na importante reunião que definiu ontem os detalhes das cirurgias eletivas que serão realizadas pelos hospitais filantrópicos de Mato Grosso a partir de setembro. É estranho, porque o município é quem recebe repasses do Estado e faz a contratualização dos serviços médicos com os hospitais.
Na reunião, o secretário Luiz Soares e diretores dos cinco hospitais definiram que os procedimentos serão nas especialidades de cirurgia geral, vascular, urológica e ginecológica.

Podemos

O senador José Medeiros assinou ficha de filiação do Podemos ontem à tarde. “Os princípios continuam os mesmos, mas estou pronto para viver novas histórias. São 20 anos de militância política, e chegou a hora de mudar! Essa transição está acontecendo gradativamente. Desde o dia em que cheguei ao Senado da República tenho me esforçado para que o povo brasileiro retome o caminho da esperança. Hoje, a minha caminhada ganha um novo ciclo e o Podemos abre suas portas para que eu possa continuar a trabalhar em favor do Brasil e do meu querido estado de Mato Grosso. Queremos um amanhã muito melhor que hoje e isso nós Podemos!”.

É o Cara

Eder Moraes ficou um tanto longe do noticiário local durante os desdobramentos dos casos de corrupção que levaram para a cadeia o ex-governador Silval Barbosa e boa parte do seu secretariado. Figura, nestes processos, o nome de Pedro Nadaf como o articulador, o idealizador, o braço direito de Silval para a concepção e execução dos crimes. Mas este ‘título’, em outro patamar da roubalheira pública, sempre se colou à imagem de Eder. Agora o nome dele volta com força às ruas, já que aos poucos a delação bombástica de Silval vem sendo divulgada. Apontado como especialista em propina e lavagem de dinheiro, Eder continua a negar tudo, ponto a ponto.

Luto

Em razão da morte de Pedrossian, o governador Pedro Taques (PSDB) decretou luto oficial de 3 dias. Ele tinha 89 anos e morreu em Campo Grande (MS), dormindo, de acordo com familiares.
Taques lamentou a morte, externou suas condolências à família do ex-governador e destacou a importância que sua história de vida teve para Mato Grosso. “Pedro Pedrossian governou Mato Grosso em um momento difícil da nossa história. Teve um papel importante para que houvesse apenas uma divisão territorial e não uma divisão de povos. Foi um estadista”, declarou.
 



// leia também

Sábado, 23 de setembro de 2017

00:00 - Interpretações

Sexta, 22 de setembro de 2017

00:00 - Bloqueio

Quinta, 21 de setembro de 2017

00:00 - Vem de longe

Quarta, 20 de setembro de 2017

00:00 - Cura gay

Terça, 19 de setembro de 2017

00:00 - Discrição

Segunda, 18 de setembro de 2017

00:00 - Inquéritos

Domingo, 17 de setembro de 2017

00:00 - Retratação

Sábado, 16 de setembro de 2017

00:00 - Tentáculos

Sexta, 15 de setembro de 2017

00:00 - Malebolge

Quinta, 14 de setembro de 2017

00:00 - Lentidão